Projetos das Oficinas Integral


As oficinas do integral estão participando do projeto "A Arte de Conviver" com o objetivo de melhorar a convivência entre os alunos, para que os mesmos posam ter melhor qualidade de vida, assim como aplicar o aproveitamento das oficinas ofertadas pelo período integral.



















HORÁRIO MATUTINO/OFICINAS



1
2
3
Tempo
EI
Segunda-feira
7h30ás8:30
LEITURA
MATEMÁTICA
TEATRO
1hora

8h30 às 9h30
INFORMÁTICA
LEITURA
MATEMÁTICA
45 minutos

9hàs 9h15
INTERVALO
INTERVALO
INTERVALO
15 minutos

9h30às10h30
TEATRO
INFORMÁTICA
LEITURA
1hora


10h30às11h30
MATEMÁTICA
TEATRO
INFORMÁTICA









Terça-feira
7h30ás8:30
Leitura/tarefa
Música
Recreação
1hora

8h30 às 9h30
MATEMÁTICA
RECREAÇÃO
MÚSICA
45 minutos

9hàs 9h15
Intervalo
Intervalo
Intervalo
15 minutos

9h30às10h30
Recreação /Tarefa
Leitura/Tarefa
MATEMÁTICA/Tarefa
1hora

10h30às11h30
Música
Matemática
Leitura
1 hora








Quarta-feira
7h30ás8:30
Artesanato
Recreação
Dança
1hora

8h30 às 9h30
Xadrez
Artesanato
Recreação
45 minutos

9hàs 9h15
Intervalo
Intervalo
Intervalo
15 minutos

9h30às10h30
Dança
Xadrez
Artesanato
1hora

10h30às11h30
Recreação
Dança
Xadrez
1 hora








Quinta-feira
7h30ás8:30
Artesanato
Matematica
Info
1hora
DANÇA (Jully)
8h30 às 9h30
Leitura
Artesanato
Mat.
45 minutos

9hàs 9h15
Intervalo
Intervalo
Intervalo
15 minutos

9h30às10h30
Mat/tarefa
Infor
Leitura/tarefa
1hora
DANÇA
(Miky)
10h30às11h30
Dança
Leitura
Artesanato
1 hora








Sexta-feira
7h30ás8:30
Xadrez
Teatro
Música
1hora

8h30 às 9h30
Música
Xadrez
Teatro
45 minutos

9hàs 9h15
Intervalo
Intervalo
Intervalo
15 minutos

9h30às10h30
Teatro
Mat.
Informática
1hora

10h30às11h30
Informática
Música
Xadrez
1 hora















HORÁRIO VESPERTINO/INTEGRAL



1
2
3
Tempo
Ed Infan
Segunda-feira
12:30ás 13:30
Informática
Leitura
Teatro
1h

13:30 às 14h30
Teatro
Informáica
Leitura
1h

14:45 às 15h
Intervalo
Intervalo
Intervalo


14h30 às 15h30
Leitura
Matemática
Teatro
45min


15h30 às 16h30
Matemática
Teatro
Informática
1h








Terça-feira
12:30ás 13:30
Leitura/tarefa
Música
Recreação
1h

13:30 às 14h30
MATEMÁTICA
RECREAÇÃO
MÚSICA
1h

14:45 às 15h
Intervalo
Intervalo
Intervalo


14h30 às 15h30
Recreação /Tarefa
Leitura
MATEMÁTICA/Tarefa
45min

15h30 às 16h30
Música
Matemática
Leitura
1h

Quarta-feira












PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO
PLANEJAMENTO





















Quinta-feira
12:30ás 13:30
Artesanato
Leitura
Informática
1h
Dança
Edilaine
13:30 às 14h30
Leitura
Artesanato
Matemática
1h

14:45 às 15h
Intervalo
Intervalo
Intervalo


14h30 às 15h30
Mat/tarefa
Dança
Artesanato
45min

15h30 às 16h30
Dança
Matemática/tarefa
Leitura/tarefa
1h







Sexta-feira
12:30ás 13:30
Xadrez
Informática
Música
1h

13:30 às 14h30
Música
Xadrez
Leitura
1h

14:45 às 15h
Intervalo




14h30 às 15h30
Leitura
Mat.
Informática
45min

15h30 às 16h30
Mate.
Música
Xadrez
1h









TEMA DE OUTUBRO: 
MUSICALIZAÇÃO: A ARTE DO APRENDER SIGNIFICATIVO



Oficina de Letramento:

Professora Cecília
 

 
Projeto: Comunicação Oral: Entrevista
Oficina: Letramento
Professora: Cecília Adriana Do Nascimento Custódio
Introdução
Objetivo
Desenvolvimento


Atividades
Avaliação

O projeto vai abordar importância da comunicação através de entrevistas, utilizando a linguagem oral. Sabemos que a aquisição da linguagem se inicia quando somos bebes, onde interagimos como mundo. Não nascemos falando, desenvolvemos a linguagem oral com o passar dos tempos. Devemos sempre estimular os alunos, as crianças a fazer uso da língua.

Ampliar conhecimentos na área da comunicação.

Aprimorar a fala.

Reconhecer características de uma entrevista.

Participar de uma situação de comunicação.

Ampliar a capacidade dos alunos de ler e ouvir entrevistas.

Reconhecer tipos de entrevistas, comunicação.

Elaboração de informações e perguntas como coletivo.

Estimular as habilidades de básicas de ler e escrever.
  • Levantamento sobre o tema do projeto com os alunos.

  • Definição de quem entrevistar e que assunto abordar. Fazer uma lista dos assuntos.
  • Trabalhar durante as aulas com materiais fonte de informação (jornal, revistas, vídeo, literaturas, folhetins de mercado e lojas).
  • Ajudar os alunos a analisar as entrevistas e reportagens.
  • Orientar os alunos quanto ao objetivo, informações e perguntas.
  • Fazer com que os alunos observem falhas ou dificuldades ao realizar uma entrevista.
  • Elaborar um roteiro, agendar a entrevista, qual turma vai entrevistar, qual turma vai gravar.
  • Leituras obre tipos de entrevistas.
  • Criação de roteiros de entrevistas.
  • Interpretação de textos.
  • Redação.
  • Trabalhar a oralidade
  • Desenvolver atividades utilizando panfletos de propaganda e jornais.
  • Desenvolver atividades de escrita, escrevendo cartas, convites e bilhetes.
  • Pesquisas e vídeos sobre comunicação e entrevista.


Obs.: As atividades com o grupo 1 matutino e vespertino será mais diferenciada. Pois não são alfabetizados ainda.


Oficina de Matemática:

Professora Edirlei
 
PROJETO INTEGRAL Título do Projeto: Tangram DURAÇÃO: Agosto e Setembro
Introdução
Objetivo Geral
Atividades a serem Desenvolvidas
Avaliação/Fechamento
Sabemos a importância da utilização de atividades lúdicas para aquisição de habilidades necessárias para o ensino da matemática. O jogo é um recurso que desperta o interesse dos alunos, pois é uma atividade diferente da que é proposta em sala de aula, além disso, os alunos aprendem brincando. Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.











Contextualizar a historia do Tangram;
Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e a síntese;
Mostrar que a matemática pode ser divertida;
Estimular a criatividade;
Desenvolver o raciocínio logico e geométrico (habilidades de visualização, percepção e análise de figuras);
Realizar atividades utilizando o Tangram com os recursos tecnológicos da web, tornando o aprendizado mais prazeroso e significativo;
Familiarizar o aluno com as figuras geométricas;
Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercambio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.


Os alunos farão uma pesquisa no Google sobre o Tangram pesquisando sua origem, suas características e propriedades, na qual os alunos devem relatar na próxima etapa o que chamou mais sua atenção. Confeccionar o Tangram com papel, seguindo passo-a-passo, pois assim, ele conhecerá as diversas formas do Tangram, podendo manipular e construir.
Os alunos se organizarão em grupos no tema que mais os interessar e será dado inicio a criação juntamente com o professor. Para isso os alunos irão construir Tangram e formarão com as peças figuras de animais, pessoas, entre outras. A partir das figuras criadas, os alunos se dedicarão a uma produção de texto envolvendo as figuras criadas, onde deverão descrever cada processo de construção fo Tangram e por fim envolvendo os tangrans confeccionados.
A avaliação será feita em todas as etapas através da participação e desempenho de cada aluno, já que todo projeto será desenvolvido com o gerenciamento do professor. O produto final, também será avaliado para tomada de consciência do que foi aprendido.




Oficina de Artesanato:

ProfessoraEdir




Oficina de Teatro:

Professor Cleber




Oficina de Recreação:

Professor Jacques




PROJETO: CRIAÇÃO DE ESPAÇOS (ESPIROBOL E VOLEIBOL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS.
PERIODICIDADE: AGOSTO E SETEMBRO

INTRODUÇÃO


OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS POR OFICINA

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

AVALIAÇÃO/FECHAMENTO

Considerando o Educandário como o berço de uma aprendizagem também no que diz respeito às habilidades motoras e de assimilação dos conceitos dos esportes recreativos como o Espirobol e o Voleibol, serão construídos com este fim no decorrer do desenvolvimento deste projeto.

Criar e organizar dois novos espaços recreativos em nossa unidade escolar.

O espirobol e o voleibol serão ofertados e utilizados pelos educandos durante sua vivência nesta escola.

No que tange a Oficina de Jogos e Recreação este projeto contemplará a construção de dois espaços esportivos como o Espirobol e o Voleibol, onde durante as aulas em questão serão abordados e realizados exercícios e conhecimentos dos esportes referidos acima.

Espirobol

Explicar como surgiu, como evoluiu e quais benefícios da prática deste esporte.
Desenvolver exercícios de rebatidas e bloqueios deste esporte.
Jogar o jogo propriamente dito.

Voleibol

Dar alguns conceitos do mesmo, ensinar o mini-vôlei e o câmbio como iniciação deste esporte.




Ter como meta a assimilação destes conteúdos, saber valorizar e zelar destes novos espaços.

Criar gosto e massificar a prática destes esportes.

Organizar grandes jogos no final do projeto para medir o grau de aprendizado dos educandos.


Oficina de Xadrez:

Professor Jan





Oficina de Informática:

Professora Patrícia





Título do Projeto:Blog como ferramenta de trabalho DURAÇÃO: 3 meses
Introdução
Objetivo Geral
Atividades a serem Desenvolvidas
Avaliação/Fechamento
Reconhecendo a necessidade de integração das mídias na educação, é necessário que estejamos atentos às mudanças. Sendo assim, com o Projeto de Aprendizagem: Blog como Ferramenta de trabalho, é possível criar uma ferramenta digital para divulgar as atividades desenvolvidas pela escola. O Blog estabelece uma conexão entre pais, alunos e funcionários, possibilitando que os mesmos tenham uma visão geral das atividades desenvolvidas na escola, além de oportunizar a partir de enquetes que os mesmos participem ativamente de algumas das decisões. Os alunos terão a responsabilidade de construir o mesmo e alimentá-lo, possibilitando assim, conhecer os recursos do Linux Educacional além de melhorar a autoestima, trabalhando a expressão escrita e verbal a partir das atividades propostas.
  • Conhecer os recursos do Linux Educacional;
  • Criar uma conexão entre pais, alunos e funcionários;
  • Divulgar atividades desenvolvidas pela escola;
  • Levantar a responsabilidade dos alunos sobre a melhor forma de divulgação de imagem na internet;
  • Levantar a autoestima;
  • Trabalhar a expressão escrita e verbal.
  • Criar o Blog com os alunos no data show;
  • Dividir os alunos em equipes para que cada um possa criar o blog (setores);
  • Combinar com as equipes critérios dos conteúdos a serem postados;
  • Levantar junto aos alunos assuntos abordados através de enquetes ;
  • Ter conhecimento da importância da divulgação do blog para a comunidade escolar.
Dar-se-á ao término do projeto.

Oficina de Dança:

Professor Magno
 

 



Oficina de Música:

Professor Evandro



Título do Projeto: Histórico Musical

Introdução: Neste projeto iremos trabalhar com um breve período histórico musical dos alunos.

Objetivos Gerais: Resgatar o gosto musical e a apreciação em família. Dessa forma trazendo para o conhecimento dos alunos o que seus pais ouviam quando tinham a sua idade. Fazendo com que os alunos ampliem seu repertório musical.

Atividades a serem desenvolvidas
  • Pesquisa do histórico musical familiar
  • Elaboração de uma musico teca
  • Apreciação musical

Avaliação
  • Participação efetiva dos alunos






Nenhum comentário:

Postar um comentário