As oficinas do integral estão participando do projeto "A Arte de Conviver" com o objetivo de melhorar a convivência entre os alunos, para que os mesmos posam ter melhor qualidade de vida, assim como aplicar o aproveitamento das oficinas ofertadas pelo período integral.
HORÁRIO MATUTINO/OFICINAS
HORÁRIO MATUTINO/OFICINAS
1
|
2
|
3
|
Tempo
|
EI
|
||
Segunda-feira
|
7h30ás8:30
|
LEITURA
|
MATEMÁTICA
|
TEATRO
|
1hora
|
|
8h30
às 9h30
|
INFORMÁTICA
|
LEITURA
|
MATEMÁTICA
|
45
minutos
|
||
9hàs
9h15
|
INTERVALO
|
INTERVALO
|
INTERVALO
|
15
minutos
|
||
9h30às10h30
|
TEATRO
|
INFORMÁTICA
|
LEITURA
|
1hora
|
||
10h30às11h30
|
MATEMÁTICA
|
TEATRO
|
INFORMÁTICA
|
|||
Terça-feira
|
7h30ás8:30
|
Leitura/tarefa
|
Música
|
Recreação
|
1hora
|
|
8h30
às 9h30
|
MATEMÁTICA
|
RECREAÇÃO
|
MÚSICA
|
45
minutos
|
||
9hàs
9h15
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
15
minutos
|
||
9h30às10h30
|
Recreação
/Tarefa
|
Leitura/Tarefa
|
MATEMÁTICA/Tarefa
|
1hora
|
||
10h30às11h30
|
Música
|
Matemática
|
Leitura
|
1
hora
|
||
Quarta-feira
|
7h30ás8:30
|
Artesanato
|
Recreação
|
Dança
|
1hora
|
|
8h30
às 9h30
|
Xadrez
|
Artesanato
|
Recreação
|
45
minutos
|
||
9hàs
9h15
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
15
minutos
|
||
9h30às10h30
|
Dança
|
Xadrez
|
Artesanato
|
1hora
|
||
10h30às11h30
|
Recreação
|
Dança
|
Xadrez
|
1
hora
|
||
Quinta-feira
|
7h30ás8:30
|
Artesanato
|
Matematica
|
Info
|
1hora
|
DANÇA
(Jully)
|
8h30
às 9h30
|
Leitura
|
Artesanato
|
Mat.
|
45
minutos
|
||
9hàs
9h15
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
15
minutos
|
||
9h30às10h30
|
Mat/tarefa
|
Infor
|
Leitura/tarefa
|
1hora
|
DANÇA
(Miky)
|
|
10h30às11h30
|
Dança
|
Leitura
|
Artesanato
|
1
hora
|
||
Sexta-feira
|
7h30ás8:30
|
Xadrez
|
Teatro
|
Música
|
1hora
|
|
8h30
às 9h30
|
Música
|
Xadrez
|
Teatro
|
45
minutos
|
||
9hàs
9h15
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
15
minutos
|
||
9h30às10h30
|
Teatro
|
Mat.
|
Informática
|
1hora
|
||
10h30às11h30
|
Informática
|
Música
|
Xadrez
|
1
hora
|
||
HORÁRIO
VESPERTINO/INTEGRAL
1
|
2
|
3
|
Tempo
|
Ed Infan
|
||
Segunda-feira
|
12:30ás
13:30
|
Informática
|
Leitura
|
Teatro
|
1h
|
|
13:30
às 14h30
|
Teatro
|
Informáica
|
Leitura
|
1h
|
||
14:45
às 15h
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
|||
14h30
às 15h30
|
Leitura
|
Matemática
|
Teatro
|
45min
|
||
15h30
às 16h30
|
Matemática
|
Teatro
|
Informática
|
1h
|
||
Terça-feira
|
12:30ás
13:30
|
Leitura/tarefa
|
Música
|
Recreação
|
1h
|
|
13:30
às 14h30
|
MATEMÁTICA
|
RECREAÇÃO
|
MÚSICA
|
1h
|
||
14:45
às 15h
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
|||
14h30
às 15h30
|
Recreação
/Tarefa
|
Leitura
|
MATEMÁTICA/Tarefa
|
45min
|
||
15h30
às 16h30
|
Música
|
Matemática
|
Leitura
|
1h
|
||
Quarta-feira
|
||||||
PLANEJAMENTO
|
PLANEJAMENTO
|
PLANEJAMENTO
|
PLANEJAMENTO
|
|||
Quinta-feira
|
12:30ás
13:30
|
Artesanato
|
Leitura
|
Informática
|
1h
|
Dança
Edilaine
|
13:30
às 14h30
|
Leitura
|
Artesanato
|
Matemática
|
1h
|
||
14:45
às 15h
|
Intervalo
|
Intervalo
|
Intervalo
|
|||
14h30
às 15h30
|
Mat/tarefa
|
Dança
|
Artesanato
|
45min
|
||
15h30
às 16h30
|
Dança
|
Matemática/tarefa
|
Leitura/tarefa
|
1h
|
||
Sexta-feira
|
12:30ás
13:30
|
Xadrez
|
Informática
|
Música
|
1h
|
|
13:30
às 14h30
|
Música
|
Xadrez
|
Leitura
|
1h
|
||
14:45
às 15h
|
Intervalo
|
|||||
14h30
às 15h30
|
Leitura
|
Mat.
|
Informática
|
45min
|
||
15h30
às 16h30
|
Mate.
|
Música
|
Xadrez
|
1h
|
||
TEMA DE OUTUBRO:
MUSICALIZAÇÃO: A ARTE DO APRENDER SIGNIFICATIVO
Oficina de Letramento:
Professora Cecília
Projeto: Comunicação
Oral: Entrevista
Oficina: Letramento
Professora: Cecília
Adriana Do Nascimento Custódio
Introdução
|
Objetivo
|
Desenvolvimento
|
Atividades
|
Avaliação
|
O projeto vai abordar importância da
comunicação através de entrevistas, utilizando a linguagem
oral. Sabemos que a aquisição da linguagem se inicia quando
somos bebes, onde interagimos como mundo. Não nascemos falando,
desenvolvemos a linguagem oral com o passar dos tempos. Devemos
sempre estimular os alunos, as crianças a fazer uso da língua.
|
Ampliar
conhecimentos na área da comunicação.
Aprimorar a fala.
Reconhecer
características de uma entrevista.
Participar de uma
situação de comunicação.
Ampliar a capacidade
dos alunos de ler e ouvir entrevistas.
Reconhecer tipos de
entrevistas, comunicação.
Elaboração de
informações e perguntas como coletivo.
Estimular as habilidades de básicas de ler e
escrever.
|
|
|
Obs.: As atividades com
o grupo 1 matutino e vespertino será mais diferenciada. Pois não
são alfabetizados ainda.
Oficina de Matemática:
Professora Edirlei
PROJETO
INTEGRAL Título do Projeto: Tangram
DURAÇÃO: Agosto e
Setembro
Introdução
|
Objetivo Geral
|
Atividades a serem Desenvolvidas
|
Avaliação/Fechamento
|
Sabemos
a importância da utilização de atividades lúdicas para
aquisição de habilidades necessárias para o ensino da
matemática. O jogo é um recurso que desperta o interesse dos
alunos, pois é uma atividade diferente da que é proposta em sala
de aula, além disso, os alunos aprendem brincando. Os jogos
constituem uma forma interessante de propor problemas, pois
permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem
a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e
busca de soluções, além de possibilitar a construção de uma
atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações
sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no
decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
|
Contextualizar a
historia do Tangram;
Trabalhar o
raciocínio espacial, a análise e a síntese;
Mostrar que a
matemática pode ser divertida;
Estimular a
criatividade;
Desenvolver o
raciocínio logico e geométrico (habilidades de visualização,
percepção e análise de figuras);
Realizar atividades
utilizando o Tangram com os recursos tecnológicos da web,
tornando o aprendizado mais prazeroso e significativo;
Familiarizar o aluno
com as figuras geométricas;
Estimular a
participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a
capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas,
promovendo o intercambio de ideias como fonte de aprendizagem para
um mesmo fim.
|
Os
alunos farão uma pesquisa no Google sobre o Tangram pesquisando
sua origem, suas características e propriedades, na qual os
alunos devem relatar na próxima etapa o que chamou mais sua
atenção. Confeccionar o Tangram com papel, seguindo
passo-a-passo, pois assim, ele conhecerá as diversas formas do
Tangram, podendo manipular e construir.
Os alunos se organizarão em
grupos no tema que mais os interessar e será dado inicio a
criação juntamente com o professor. Para isso os alunos irão
construir Tangram e formarão com as peças figuras de animais,
pessoas, entre outras. A partir das figuras criadas, os alunos se
dedicarão a uma produção de texto envolvendo as figuras
criadas, onde deverão descrever cada processo de construção fo
Tangram e por fim envolvendo os tangrans confeccionados.
|
A avaliação será feita em todas as etapas
através da participação e desempenho de cada aluno, já que
todo projeto será desenvolvido com o gerenciamento do professor.
O produto final, também será avaliado para tomada de consciência
do que foi aprendido.
|
Oficina de Artesanato:
ProfessoraEdir
Oficina de Teatro:
Professor Cleber
Oficina de Recreação:
Professor Jacques
PROJETO: CRIAÇÃO
DE ESPAÇOS (ESPIROBOL E VOLEIBOL) E SUAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS.
PERIODICIDADE:
AGOSTO E SETEMBRO
INTRODUÇÃO
|
OBJETIVO GERAL
|
OBJETIVOS POR
OFICINA
|
ATIVIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS
|
AVALIAÇÃO/FECHAMENTO
|
Considerando
o Educandário como o berço de uma aprendizagem também no que
diz respeito às habilidades motoras e de assimilação dos
conceitos dos esportes recreativos como o Espirobol e o Voleibol,
serão construídos com este fim no decorrer do desenvolvimento
deste projeto.
|
Criar
e organizar dois novos espaços recreativos em nossa unidade
escolar.
O
espirobol e o voleibol serão ofertados e utilizados pelos
educandos durante sua vivência nesta escola.
|
No
que tange a Oficina de Jogos e Recreação este projeto
contemplará a construção de dois espaços esportivos como o
Espirobol e o Voleibol, onde durante as aulas em questão serão
abordados e realizados exercícios e conhecimentos dos esportes
referidos acima.
|
Espirobol
Explicar
como surgiu, como evoluiu e quais benefícios da prática deste
esporte.
Desenvolver
exercícios de rebatidas e bloqueios deste esporte.
Jogar
o jogo propriamente dito.
Voleibol
Dar
alguns conceitos do mesmo, ensinar o mini-vôlei e o câmbio como
iniciação deste esporte.
|
Criar
gosto e massificar a prática destes esportes.
Organizar grandes jogos no final
do projeto para medir o grau de aprendizado dos educandos.
|
Oficina de Xadrez:
Professor Jan
Oficina de Informática:
Professora Patrícia
Título do Projeto:Blog como ferramenta de trabalho DURAÇÃO: 3 meses
Introdução
|
Objetivo Geral
|
Atividades a serem Desenvolvidas
|
Avaliação/Fechamento
|
Reconhecendo a
necessidade de integração das mídias na educação, é
necessário que estejamos atentos às mudanças. Sendo assim, com
o Projeto de Aprendizagem: Blog
como Ferramenta de trabalho, é
possível criar uma ferramenta digital para divulgar as atividades
desenvolvidas pela escola. O Blog estabelece uma conexão entre
pais, alunos e funcionários, possibilitando que os mesmos tenham
uma visão geral das atividades desenvolvidas na escola, além de
oportunizar a partir de enquetes que os mesmos participem
ativamente de algumas das decisões. Os alunos terão a
responsabilidade de construir o mesmo e alimentá-lo,
possibilitando assim, conhecer os recursos do Linux Educacional
além de melhorar a autoestima, trabalhando a expressão escrita
e verbal a partir das atividades propostas.
|
|
|
Professor Magno
Oficina de Música:
Professor Evandro
Título
do Projeto: Histórico
Musical
Introdução:
Neste projeto iremos trabalhar com um breve período histórico
musical dos alunos.
Objetivos
Gerais:
Resgatar o gosto musical e a apreciação em família. Dessa forma
trazendo para o conhecimento dos alunos o que seus pais ouviam quando
tinham a sua idade. Fazendo com que os alunos ampliem seu repertório
musical.
Atividades
a serem desenvolvidas
- Pesquisa do histórico musical familiar
- Elaboração de uma musico teca
- Apreciação musical
Avaliação
- Participação efetiva dos alunos









Nenhum comentário:
Postar um comentário