A Turma do 1° ano juntamente com a professora Ana Paula, tiveram momentos de leitura, ler para
gosta de ler, leitura frequente aproxima com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a
alfabetização e ajuda em todas as disciplinas. Através da leitura com prazer é possível desenvolver a imaginação, enriquecendo o vocabulário e envolvendo linguagens.
Vogais juntinhas formam palavrinhas.
Dupla de alunos responsável pelas publicações juntamente com a Professora Regente e a Professora de Informática:
Noemi e Ketlin
Na sala do 1º ano a 10 meninas e 10 meninos e no total são 20 alunos.
Na sala do 1º ano a 10 meninas e 10 meninos e no total são 20 alunos.
As
atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho
nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de
alfabetização.Os jogos, as brincadeiras, as rodas de conversa, a troca de ideias
entre os alunos, e mesmo um pouco de competição entre eles, tornam a
aprendizagem um processo de construção do conhecimento por eles mesmos.
E.E.B. ANGÉLICA DE SOUZA COSTA
PROFESSORAS: JOCÉLIA PAMPLONA SCHMIDT
VANESSA LAMIM
1º ANOA - 2015
Projeto “ OUVIR, LER, RECONTAR E ESCREVER”
Justificativa:
A minha intenção é propor para as crianças que as mesmas se voltem
aouniverso mágico do faz de conta, pois reconheço e acredito o quanto os
momentos
de ludicidade se fazem essencial para os processos de construção,elaboração e
principalmente para experiências envolventes. Criar uma relaçãocom o universo
da leitura de modo prazeroso, desafiador, no qual o lúdicofomente o gosto,
tornando a relação da criança com os livros um ato de criação einvenção.
Foi refletindo sobre essa gama de possibilidades que começaram a borbulhar
ideias de como trazer essa magia dos livros para o cotidiano dos meusalunos.
Pensei então no “NESSE PROJETO” o qual irá passar por todas as casas envolvendo
as crianças e suas famílias criando vínculos, estabelecendo diálogos, tempos de
descobertas e escolhas.
O PROJETO irá semanalmente com as crianças acompanhado de livros que compõe
o projeto onde deverá ser escolhido um e lido junto com a família.
Ainda, um caderno de registros onde a criança deverá anotar e
desenhar o que mais gostou. Além, de colorir a expressão que mais se
identificou com a história que lhe foi contada. A família também tem seu espaço
para realizar o seu registro.
Objetivos:
* Incentivar o gosto pela leitura;
*Desenvolver a linguagem oral e a criatividade como ainda ampliar
o
vocabulário das crianças;
*Proporcionar a interação entre as crianças e suas famílias de
forma
afetiva;
Desenvolvimento:
*A família terá um papel importante, pois irão compartilhar a
leitura
dos livros com seus filhos.
* Junto ao PROJETO estará à oração do anjo da guarda. Fica a
critério de a família realizar com a criança a mesma.
*O aluno levará o PROJETO para casa, realizar a leitura e registro
e
contar a história na sala para os colegas.
COMBINADOS E FUNCIONAMENTO
1ª O aluno levará para casa o “PROJETO” e deverá devolvê-lo no
prazo estipulado pela professora (dia seguinte).
2ª Todos deverão cuidar bem da maletinha que ao ser devolvido deve
estar em perfeitas condições.
“Ficarei muito feliz ao retornar para a escola em boas condições,
assim
poderei
visitar outros colegas e demonstrar o quanto você cuidou de mim.”
PROFESSORAS:
JOCÉLIA P.SCHMIDT
“Como é
gostoso e importante para a formação da criança ouvir histórias. Ao
contá-las
instigamos a curiosidade e o desejo de ‘quero mais’, expresso pelas
crianças no
‘conta outra vez’. São esses sentimentos que nos movem para
conhecer e
aprender as coisas que estão no mundo [...]” (PERRONE e LARA,
2002, p. 123)
A brincadeira com massinha de modelar
é uma excelente atividade para as crianças.
Ela permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato.Através
desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores combinações,
possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também
possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da
observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta,
imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar sua criações.
algumas músicas:
FRUTAS EM INGLÊS: DIA 11/08
PARTES DO CORPO EM INGLÊS: DIA 10/05
OS ALIMENTOS EM INGLÊS: DIA 17/07
















































































Nenhum comentário:
Postar um comentário